Blog

Pensar fora da caixa? Não obrigado!

22 de fevereiro de 2017
Veterinário, Especialista
78 visualiações
0 curtidas
Publicado por Leandro Romano
Casos complexos e complicados, solução especializada... e simples!

"NÓS PRECISAMOS PENSAR FORA DA CAIXA" ...oi, como assim?

Certamente você ja ouviu esta expressão diversas vezes e está diretamente ligada ao inconsciente coletivo. Mas será que essa mensagem funciona para você? Você tem uma "caixa" que é seu modo de pensar, agir, trabalhar e viver...e que tem funcionado para você até agora. É a "caixa" em que você nasceu e que você tem vivido. Aparentemente mudar pode parecer simples, mas não é! Esta no seu DNA.

Imagine que sua "caixa", ou seja (suas competências)... você não consegue mudar! Lutar contra isso (tentar pensar fora da "caixa") gera sofrimento, estresse e recorrente frustração. Ao colocarmos coisas novas dentro da nossa "caixa" na forma de criar novos relacionamentos com profissionais que tem competências que nos faltam, tornamos nossa caixa expandida, e o melhor de tudo, sem ocupar espaço!

Que tal, não pensarmos fora da caixa, mas sim colocarmos coisas novas dentro de nossa própria caixa? Coloque coisas novas em sua caixa!

Não tente pensar fora da sua caixa, EXPANDA-A!

Quantas vezes...

Você se deparou com um caso complexo em que você não consegue lidar?

Quantas vezes... algo deu errado e você precisou de ajuda?

Quantas vezes... você teve que pedir auxílio a algum serviço especializado?

...e Quantas vezes a solução pareceu simples depois de que você tomou conhecimento do que e de como se tratava?

Pois é, normalmente a solução é simples para quem conhece do assunto e, ao criarmos relacionamento com profissionais que solucionam situações complexas as quais não somos capazes de resolver, simplesmente estamos expandindo nossa caixa.

Sendo assim, ter "caixas" acopladas à sua "caixa" parece ser a solução para todos os nossos problemas...entretanto, existem muitas variantes envolvidas.

O que te leva a indicar um caso a um especialista X e não ao especialista Y?

De maneira geral, estamos diariamente criando relações profissionais com diversas pessoas. Algumas delas são prazeirosas e satisfatórias e outras nem tanto... A interrelação profissional, na maioria das vezes, está baseada nas experiências vividas por aqueles indivíduos e, em poucas as vezes, é baseada no currículo ou competências reais do profissional escolhido.

As pessoas tomam decisões por impulso, raramente fazem longa reflexão. Isto é fato... podem até levar semanas refletindo e... num certo momento, por qualquer circunstância ou necessidade, a tomam em minutos ou segundos.

Frequentemente reunimos dados para justificar uma decisão e não para toma-la. Não acumulamos conhecimento, buscamos o conforto, buscamos apoio.

Infelizmente, o que vemos em medicina veterinária é exatamente isto. Colegas que estão lidando com casos complicados que não conseguem resolver que procuram por soluções milagrosas associadas a um preço justo. É isso.... tem que ser o pacote do erro, "ALGUEM QUE RESOLVA E NÃO COBRE CARO"

Optar pelo bom e barato, normalmente fica mais caro.

Encontramos diversas empresas e especialistas centralizam tudo no "EU", no "EGO" e que prometem "SOLUÇÕES" para tudo e qualquer coisa, e que se beneficiam deste nosso estado alterado de consciência que nos cega, que nos faz tomar decisões equivocadas.

O termo "soluções" remete a complexidade, uma vez que é uma palavra que está no plural. Nos leva a crer que existem mais de uma solução para aquele caso ou aquela complicação. Diz-nos que "não há apenas uma resposta", mas sim "muitas".

O fato é que nem sempre estamos preparados para tomar decisões, e decidir sobre "muitas" respostas sob estresse ou quando nos deparamos com algo potencialmente lesivo ao nosso "status quo", gera desconforto. A realidade é oposta, nosso inconscientemente deseja que tudo se resolva de forma mais simples possível, queremos ficar dentro da "caixa do nada".

"Soluções" prometem complexidade e a maioria de nós anseia por simplicidade na nossa rotina diária.

Geralmente, falando agora como especialista, os casos mais complicados acabam sendo solucionados com posturas e decisões simples... A cada caso que opero ou a cada consultoria que ofereço aos colegas de meu relacionamento, noto com mais clareza a beleza e eficiência do simples.

Como exemplo de simplicidade, existem licenciamentos de marca te que oferecem a expertise que você necessita, onde por uma assinatura anual você recebe toda experiência acumulada em anos de profissionais capacitados e competentes para te auxiliar em suas dúvidas, ou então em meios digitais colaborativos que estão democratizando o conhecimento e que te permitem ter acesso ao conhecimento técnico e de qualidade de onde quer que você esteja em qualquer local do mundo!

Escolha um time de EXPERT'S para se acoplar à sua caixa. Conheçam e se beneficiem das plataformas digitais colaborativas contam com diversos especialistas capacitados e dispostos oferecer suas "caixas brilhantes" para ajudá-lo a solucionar as situações simples ou complexas que talvez você se depare durante sua vida profissional.

AMPLIEM SUA CAIXA! Reflitam a respeito...

Um abraço

Romano, Leandro

Compartilhar