Blog

Telemedicina Veterinária, algo inovador está surgindo. Relacione-se, conecte-se, atualize-se!

23 de fevereiro de 2016
Veterinário, Telemedicina, Vets4Vet
2257 visualiações
1 curtida
Publicado por Leandro Romano
Eficiente, segura e atual.

Estas palavras que melhor descrevem telemedicina veterinária em rápido crescimento. Uma fronteira que a tecnologia está abrindo, permitindo aos profissionais usarem ferramentas modernas, atuais e receberem orientações especializadas, qualificadas e seguras para ajudá-los a melhor tratar os seus pacientes.

Assim surgiu a VETS4VET, a primeira plataforma de telemedicina exclusiva para Médicos Veterinários do Brasil que agrega colegas generalistas aos especialistas para troca de experiências e consultoria técnica via web de forma eficiente, segura e moderna.

Movemos a informação, não médicos ou pacientes!

Os avanços na tecnológicos e as redes sociais permitiram aos prestadores de serviços expandirem suas ofertas, dando aos veterinários uma maior exposição e uma interação direta entre colegas das diversas especialidades, em muitos casos, quase em tempo real. O aumento da velocidade de banda larga está permitindo que novas ferramentas tecnológicas sejam criadas para suprir necessidades do mercado, tal como a interação entre generalistas e especialistas. A telemedicina vem se expandindo e já contempla áreas como telerradiologia, tele-endoscopia, tele-ultra-som, tele-artroscopia e teleodontologia, teleanestesia, teleortopedia etc.... Não há limites para este novo universo. 

O fato do Brasil ter dimensões continentais permite que os profissionais se estabeleçam em locais distantes onde o acesso a informação é difícil e muitas vezes de fontes inseguras, assim como o mercado Veterinário com mais de 100.000 Profissionais atuantes e o enorme número de faculdades e universidades de Veterinária que hoje despejam no mercado anualmente mais de 6000 profissionais, muitas vezes mal formados e despreparados. 

Abriu-se uma lacuna que, por muitos anos não podia ser ocupada uma vez que a distância e a tecnologia eram um fatores limitantes, que agora pode ser ocupada com o advento do avanço tecnologia médica e da internet rápida, surgindo o papel do consultor especialista Veterinário para qualquer coisa que faz uma imagem ou filme, popularizando o acesso da informação técnica qualificada que pode ser realizado à distância, ou seja, é possível a provisão de serviços técnicos Veterinários ligados aos cuidados com a saúde animal, nos casos em que a distância é um fator crítico, onde não há ofertas de especialistas e onde os clínicos estão carentes de informações para realizar um melhor atendimento de seus pacientes. 

Um mercado em crescimento
É esperado para o mercado de telessaúde a nível global o faturamento de mais de US $ 27 bilhões em 2016, e a telemedicina é um tema quente entre empresas que procuram capitalizar sobre o crescimento do mercado e entre o público em geral. No Google o termo "telemedicina veterinária" tem mais de 3.000 resultados. Graças a este crescente interesse o campo tem crescido muito nos últimos anos e muito mais crescimento está por vir.

A indústria já percebeu este fato e está tratando de convencer os veterinários de que há um valor agregado em se fazer parceria com um especialista em uma plataforma de telemedicina afim de melhorar seus atendimentos e assim alavancar as vendas de equipamentos médicos e vem tendo resultados positivos, ou seja, o clinico geral compra novos e mais avançados equipamentos para as suas práticas diárias e recebe a orientação de um especialista no pacote agregado.  Isto já acontece no Brasil com empresas de equipamento de cardiologia e nos EUA em diversas especialidades.

Qual é o fator decisivo para convencer veterinários de que a utilização da telemedicina é bom e efeiciente para suas práticas e benéfica a seus clientes?

Esse fato é desconhecido, entretanto, é evidente que tudo vai estar conectado à Internet num futuro próximo, visto que a forma com que lidamos com a tecnologia muda constantemente e certamente a forma como faremos medicina veterinária também mudará. Aliás já vem mudando, basta avaliarmos a exposição que acontece nas redes sociais, onde casos são compartilhados para auto-promoção profissional sem critério e sem filtro. Plataformas exclusivas para médicos Veterinários suprem esta necessidade de sigilo e ética na exposição dos casos, uma vez que somente profissionais podem participar, excluindo o público geral. Nós certamente já temos a infra-estrutura para que tudo isso aconteça de forma segura e eficiente e o único fator limitante é o nível de conforto do médico veterinário no uso da telemedicina.

Velocidade e qualidade
Tão importante quanto a velocidade em que as imagens ou informação pode ser transmitida é a qualidade e a segurança dessas informações. É  primordial fornecer armazenamento de imagens que atenda o que chamamos de "padrão sem perdas", sendo garantindo que pixel por pixel da imagem seja enviada a partir do clínico para o especialista, só assim a informação pode ser avaliada e retornar a origem com uma resposta fiel e segura.  Quando um clínico e um radiologista, por exemplo, avaliam uma radiografia é importante a certeza de que os dois estão olhando a mesma imagem. Os desafios são grandes e estão sendo conquistados, já existe tecnologia disponível para isso.

Quanto ao crescimento da telemedicina, é esperado que continue a aumentar em 2016 e a medida que mais e mais Veterinários se familiarizem com a tecnologia e perceberem os benefícios que podem obter em participar de uma plataforma exclusiva para Veterinários. A possibilidade de sanar dúvidas praticamente em tempo real, o fato de ter disponível um time de experts das mais variadas especialidades a sua disposição, a possibilidade da realização de cursos, aulas e palestras on-line, bem como o aumento do networking  são os pilares da VETS4VET, que garante o acesso seguro da informação técnica qualificada no conforto de sua clínica ou em sua mão nos seus dispositivos móveis (tablet ou celular).

Cadastre-se e faça parte da revolução Médica Veterinária!

www.vets4vet.com.br

Compartilhar