Blog

Ebook FUNDAMENTOS EM ORTOPEDIA VETERINÁRIA Para o Clínico Geral- Uma abordagem prática

09 de dezembro de 2016
Veterinário, Ortopedia, Clínico Geral, Ebook
92 visualiações
1 curtida
Publicado por Leandro Romano

 

PREFÁCIO

Esta é geralmente a parte do livro que é escrita por outra pessoa que não o autor. Normalmente um renomado profissional da área que fará com que o livro pareça melhor ou mais importante do que é, ou seja, uma pessoa credível e de muitos amigos que transparecerá que o livro é merecedor do seu dinheiro e tempo de leitura.

Caros colegas, há que se desfazer o mito de que isto é verdade. Eu sinceramente desejo que se por ventura você venha a adquirir esta obra, que seja por ela em sí e não por floreios e divagações de celebridades.

Sendo assim, optei por assumir desde o início esta nota prefacial de elogio ao autor que será escrita pelo próprio autor (rs). Uma vez que fica de mal tom fazermos elogios a nós mesmos, façamos diferente...vamos ver como a ideia desta obra se passou.

A muito, muito tempo atrás eu tive um acidente gravíssimo onde por descuido prendi uma de minhas mãos dentro de uma máquina em uma gráfica em que era proprietário e trabalhava. Este acidente quebrou minha mão em 7 lugares e esmagou os tecidos macios adjacentes que fez com que o cirurgião ortopédico na época sugerisse amputação. Como meu pai filho de italiano que é, praticamente destruiu todo hospital com esta sugestão do médico e restou então a reconstrução como a única opção “Obrigado meu pai”. Mas isto é uma outra história, entretanto hoje 25 anos depois por ironia do destino, sou cirurgião ortopédico e trabalho com minhas mãos diariamente.

Desde que me entendo como cirurgião ortopédico tenho o desejo de transmitir parte do conhecimento adquirido, tanto nos anos em que eu era aluno de graduação (em que um professor e colega da época me colocou na frente do atendimento e confiou em um inseguro aluno as cirurgias mais complexas sob sua supervisão) quanto na época da pós-graduação onde aprendi tecnicamente muito e conheci alguns profissionais/amigos incríveis, extremamente competentes e expoentes em nossa área, bem como nestes anos de estrada como cirurgião autônomo. Nestes três momentos de aprendizado importantes na minha trajetória, vivenciei a arte da ortopedia e a beleza que é você recuperar a saúde de um paciente vítima de trauma ortopédico e a satisfação que dá ao ver um paciente de rabo abanando e feliz pelo consultório pós tratamento ortopédico. Agradeço a Deus ter me concedido o dom de ser Médico Veterinário e poder vivenciar estes momentos únicos.

Sinceramente eu poderia usar todo esse conhecimento e experiência em benefício próprio, uma vez que foram anos de trabalho duro e dedicação gastos neste aprendizado. Deixar isso de lado seria um egoísmo muito grande, sendo assim não é uma opção e conforme aprendi com os grandes mestres, a informação deve ser passada adiante, compartilhada e esta é minha contribuição à classe Veterinária.

Nesta obra, que será editada e publicada em capítulos, renuímos profissionais competentes e atuantes em sua especialidade numa abordagem além de teórica também prática sobre os fundamentos da ortopedia Veterinária.

Ao final de cada capítulo, estamos incluindo um guia prático de atendimento ortopédico para facilitar o manejo inicial ao clínico geral que atende casos ortopédicos diariamente em sua clínica e necessita refereir estes casos de forma adequada a um especialista.

O resultado deste trabalho de anos está em suas mãos caro colega. Longe e sem pretensão de ser o "best of" da ortopedia nacional, criamos uma obra prática de revisão aos ortopedistas e de inclusão aos clínicos gerais à esta especialidade fascinante que normalmente assusta os colegas no atendimento diário.

Isto posto, fizemos este livro com enorme empenho e dedicação para que se torne uma obra de fato útil à comunidade veterinária, algo que não seja efêmero ao contrário do som de serras, brocas e furadeiras que se desintegram no ar a cada segundo em toda osteossíntese que realizamos.

Desejamos que você caro colega leitor(a), se deleite com as informações aqui contidas impressas em papel com cheiro de páginas novas, que se surpreenda ao virar uma outra página com inúmeras informações técnicas e de fontes seguras que o farão se manter em constante descoberta, a final de contas, esta é a poesia da leitura de um livro.

Leandro Romano

Compartilhar