Cirurgias > Neurologia

Consulte os procedimentos cirurgicos e doenças relacionadas a Neurologia.

TRAUMATISMOS MEDULARES

O trauma medular é uma condição grave e emergencial na clínica neurológica. O animal com trauma medular após realização de exame neurológico completo, deve ser imediatamente imobilizado de forma adequada, medicado para controle da dor e encaminhado para um especialista em neurologia, afim de solicitar exames de imagem (radiografia, tomografia e ressonância magnética), para saber o grau de comprometimento medular.

DISCOPATIAS

São cirurgias realizadas para a remoção do disco intervertebral (Fenestração) ou Laminectomia (remoção da lamina dorsal da coluna vertebral), slot cervical, em pacientes que desenvolveram instabilidade, calcificação ou hérnia de disco que pressionam a medula espinhal, causando desde dor moderada e perda da propriocepção até a paralisia de membros.

CONVULSÕES

As convulsões são um dos problemas neurológicos mais comuns em cães. Uma convulsão ocorre quando parte do cérebro, o córtex cerebral, funciona de forma anormal. Existem muitas doenças diferentes que podem causar convulsões em cães, bem como, no caso de epilepsia idiopática a causa da atividade convulsiva é desconhecida.

Uma avaliação pormenorizada do paciente e exames complementares são necessários para a instituição do tratamento, sendo que, maioria dos pacientes se consegue um controle adequado das crises convulsivas.

VESTIBULOPATIAS

Síndrome vestibular é um distúrbio neurológico relativamente comum, sendo uma condição frequentemente observada em cães e gatos. É definida como o conjunto de sinais clínicos associado a uma doença do sistema vestibular, que tem porfunção traduzir os movimentos em sinais neurológicos utilizados pelo encéfalo para a determinaçãopostura da cabeça e dos olhos. Dessa forma, afecções do sistema vestibular resultam em alterações posturais da cabeça e do corpo, descoordenação motora e ataxia, além de alterações nos movimentos oculares.

Cabe a determinação entre alterações centrais ou periféricas para instituição do tratamento adequado.

CINOMOSE

A cinomose é uma doença altamente contagiosa e às vezes fatal, vista em cães em todo o mundo. Embora exista vacinação específica para prevenção, os casos de cinomose e surtos ainda são vistos frequentemente.

Causada pelo vírus da cinomose canina os animais geralmente tornam-se infectados pelo contato direto com partículas do vírus a partir das secreções de outros animais infectados (geralmente por inalação) e por transmissão indireta (comedouros ou outros objetos) O vírus pode ser eliminado por cães durante várias semanas após sua recuperação.

Cinomose causa sintomas em vários sistemas do corpo, incluindo o trato gastrointestinal, trato respiratório, cérebro e medula espinhal. O aparecimento de sintomas ea evolução da cinomose pode ser variável, de doença muito leve a doença fatal dependendo do grau de exposição e da higidez do paciente.

É possível trataresse tipo de paciente tanto no quadro agudo da doença quanto as sequelas residuais, apesar dos resultados serem controversos.

A PREVENÇÃO É A MELHOR OPÇÃO, VACINE SEU ANIMAL EM UM VETERINÁRIO!

Voltar